O que é?

Coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano que busca atender às necessidades de:

  • Atingir metas

  • Solucionar problemas

  • Desenvolver novas habilidades no ambiente pessoal e profissional

Ao contrário de um atendimento psicoterapêutico, o coaching tem começo, meio e fim, e apesar de abordar eventualmente temas como identidade, valores e propósito de vida, ele fica circunscrito ao tema determinado pela meta ou sonho do cliente. O processo do coaching pode até mesmo ajuda-lo a encontrar e definir essa meta.

Como surgiu o coaching?

Derivada da palavra inglesa coach, Coaching significa treinamento. O termo surgiu na Hungria para denominar as carruagens do século XVII. Por volta de 1830, na Universidade de Oxford, a palavra “coach” passou a ser empregado como sinônimo de “tutor”, aquele que prepara e ensina os estudantes em suas jornadas acadêmicas.

 

No ano seguinte, em 1831, o Coaching passou a ser integrado no campo dos esportes. Foi apenas em 1950 que o termo passou a ser empregado na literatura business como competência de desenvolvimento de pessoas.

Qual a vantagem de fazer coaching com um profissional psicólogo?

Apesar de muito eficaz, o coaching não é a panaceia. Quando realizado por um psicólogo, tem como vantagem a possibilidade de uma avaliação mais ampla, que não se limita apenas às técnicas de coaching, pois leva em consideração aspectos, inclusive, que contraindiquem a utilização do coaching como ferramenta de mudança.  As barreiras que atrapalham alguém de alcançar suas metas podem ser objetivas e/ou subjetivas. Muitas dificuldades subjetivas ou inconscientes podem ter um caráter mais grave, exigindo psicoterapia ou medicação. Um psicólogo no papel de coach tem a formação necessária para fazer essa avaliação e encaminhar o cliente para o atendimento adequado.