Psicoterapia Reichiana

 

A Psicoterapia Reichiana é manejada por um Psicólogo com especialização nessa área e atua a nível psicológico, corporal e bioenergético. Pela sua diversidade de recursos terapêuticos, ela produz resultados tanto no tratamento de distúrbios psicológicos como em muitos distúrbios somáticos. Ex: gastrite, alterações intestinais, dor de cabeça, dor de coluna, hipertensão, asma, distúrbios menstruais e de fertilidade.

 

A abordagem reichiana utiliza, além do trabalho verbal com base psicanalítica, intervenções corporais e vivenciais associadas. O nome reichiana vem de Wilhelm Reich, o discípulo de Freud que agregou o corpo à teoria psicanalítica, além de confrontar alguns aspectos importantes propostos pela Psicanálise. 

 

As pesquisas de Reich revelaram que os distúrbios psíquicos e emocionais ocorrem em paralelo a alterações no corpo: as couraças. O encouraçamento surge como uma defesa e pode ocorrer a nível muscular (tensão ou flacidez), visceral, respiratório, sensorial, circulatório ou hormonal. O fenômeno seria consequência do bloqueio ou represamento de energia em um ou mais dos nossos sete segmentos: ocular, oral, cervical, torácico, diafragmático, abdominal e pélvico. 

Reich desenvolveu, a partir da abordagem psicanalítica, a Análise do Caráter, que tem por objetivo a flexibilização da couraça, com a liberação de impulsos e emoções reprimidas, através da elaboração dos conteúdos psíquicos associados. O encouraçamento pode ser percebido pelo psicoterapeuta através do tom de voz do paciente, da respiração, do posicionamento dos maxilares, da dentição, das tensões musculares, da lubrificação dos olhos e dos lábios, da contração da testa, postura, etc.

 

A Análise do Caráter propõe alguns tipos de caráter como o masoquista, o compulsivo, o fálico-narcisista, o histérico, o passivo-feminino e o oral. Dessa forma se estabelece didaticamente padrões comportamentais e relacionais. Os mesmos foram criados de forma protetiva nas fases primárias da vida, mas podem ser trabalhados na terapia para abrandamento das defesas e promoção da saúde física e psicológica.